O violino foi dos primeiros instrumentos de corda a ser usado no Jazz, não só porque era muito utilizado no folclore norte americano, mas também porque era um instrumento de fácil fabrico, não oneroso e muito portátil.
Exigia porém grande técnica clássica, pois não era um instrumento expressivo, como o trompete, versátil como o saxofone, nem rítmico como a guitarra, por isso os primeiros grandes violinistas eram músicos brancos da escola de Chicago.
Tanto Joe Venutti como Eddie South são músicos eruditos cuja influência se estendeu desde o Chicago style até ao middle-jazz.
Em França Grappelly, companheiro de Django, muito ligado á estética e de linhas melódicas admiráveis, foi o leader eterno do famoso Hot Club de France.
Ray Vance, ex-trompetista foi o mais destacado violinista de Big Band actuando na orquestra de Duke Ellington. A Ellington se deve a divulgação do violino no mundo do Jazz, pois foi o primeiro a incluir este instrumento no pano sonoro das suas actuações.
Mas o grande vulto do violino até ao jazz contemporâneo foi sem dúvida Stuff Smith. Este Armstrong do violino possuia um fraseado que muito deve a Coleman Hawkins, de sons rugosos, ásperos, invulgares no instrumento até então. De sonoridades blues e cheio de swing exaltante, foi uma das figuras mais autênticas da história do Jazz. Era crítico acérrimo dos boppers, apesar de o seu próprio estilo representar uma transição entre o swing e o bebop.
Svend Assmussen, muitas vezes ignorado, é o violinista do bop por excelênçia e discípulo branco de Thelonious Monk. Embora a influência de Grappelly se faça sentir, o seu fraseado está cheio de dissonantes e mudanças contínuas de ritmo. Possuía um sentido de improvisação pouco comum nos violinistas europeus.
Harry Lookovsky, cerebral, foi o grande violinista branco. Tecnicamente muito inovador, foi um dos primeiros violinistas do bebop, sempre muito requisitado pelos maiores nomes do jazz para gravações.
A figura maior do violino no jazz contemporâneo é, sem duvida alguma,o françês Jean Luc Ponty, muito conhecido pelo seu violino elétrico que lhe dá um som distintivo, muito parecido com o som de um sintetizador.
Uma das maiores promessa do violino é a jovem americana Regina Carter, uma das mais versáteis e sofisticadas violinista da cena jazzistica actualmente.
No ãmbito do free jazz destaque ainda para figuras como Leroy Jenkins, Alan Silva, Billy Bang e Ramsey Ameen
.
Sem comentários:
Enviar um comentário