Um dinâmico percussionista, um maestro veterano, um orquestrador magistral, um showman irrepreensivel, tudo isto serve para descrever Tito Puente Sr., que será sempre lembrado como El Rey - the King of Latin Music. Em mais de 50 anos de fusão do jazz americano com os ritmos afro-cubanos, Puente foi peça central na popularidade da musica Latina nos EUA.
Puente nasceu e cresceu em "El Barrio" de East Harlem, um bairro de Manhattan contínuamente dominado pelos ritmos da sua população porto-riquenho e cubana. Embora influenciado pela cultura que o cercava, as suas aspirações de musicais na infância, eram tambem influenciadas pelo swing das big band de Count Basie e Tommy Dorsey, que ouvia no rádio.
Começou por estudar piano, mas foi rapidamente atraído pela percussão, para desgosto de seus vizinhos.
Assim como Puente tentava integrar os ritmos afro-cubanos com a musica popular da época, as big bands dos anos 40 mostravam-se cada vez mais acessiveis ao "tom espanhol", incorporando congas, bongos e timbalões nos seus ensembles.
Felizmente para Puente, cresceu entre os membros da Machito´s Orchestra, a primeira banda a fundir o jazz com os ritmos afro-cubanos. Quando o baterista da Machito Orchestra foi incorporado no exército durante a segunda guerra mundial, Tito Puente teve a sua oportunidade de se tornar o percussionista da banda. Durante os dois anos que passou pela Machito, Puente desenvolveu o seu estilo característico, convencendo o bandleader a levar as percussões para a frente da orquestra de modo a poder tocar e dançar ao mesmo tempo.
Depois de servir na marinha dos Estados Unidos, frequentou a The Julliard School. Por essa altura o Mambo e o Cha-Cha-Cha varriam os clubes de dança de New York, isto era particularmente acentuado no Palladium Ballroom, onde as bandas de Tito Puente eram com frequência cabeça de cartaz.
O Palladium situava-se próximo de clubes de jazz importantes como o Birdland, e era frequente ver os musicos de jazz passarem para admirar os ritmos novos então na voga, promovendo o debate e a troca de ideias entre os profissionais do bebop e músicos latinos como Puente. Com os seus primeiros sucessos como "Ran Kan Kan" e "Para Los Rumberos", Tito muitas vezes levou o Palladium a um frenesim sem igual.
Mas, o início dos anos 50, demonstraram que Tito era mais do que apenas um artista dinâmico. Sua série inovadora de álbuns só de percussão demonstraram as suas capacidades profundas como arranjador e o seu talento como músico revolucionário.
Ao longo de toda a sua vida, Puente continuou a expandir as fronteiras da música afro-caribenha com uma discografia enorme e diversificada, e tocou sempre com um entusiasmo e um vigor incomparável.
Faleceu em 2000 devido a complicações cardíacas. Tinha 77 anos.
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