domingo, 15 de janeiro de 2012

Standards do Jazz: ROUND MIDNIGHT.

A composição do pianista Thelonious Monk carrega a grande distinção de ser o standard de jazz escrito por um musico com mais versões gravadas.  Monk escreveu Round Midnight, quando tinha apenas 18 anos. Oito anos depois, em 1944, outro grande pianista de jazz, Bud Powell, juntamente com Cootie Williams and His Orchestra gravou a canção. Segundo a versão mais badalada da história, Williams pouco ou nada modificou a composição. Em qualquer caso, compartilha o crédito da musica em termos de direitos autorais. Em 1949, Bernie Hanighen escreveu a letra e Jackie Paris foi a primeira a vocalizá-la. O grande ponto de viragem para o conhecimento de Round Midnight para o publico em geral, foi o desempenho de Miles Davis no Festival de Jazz de Newport em 1955, tocando a musica e obtendo enorme sucesso, um crítico chegou a chamá-la de "Hino Nacional de Jazz". É uma balada "after-hours", de tons quase palpáveis, que consegue soar nova e original, década após década. Bernie Hanighen escreveu a letra pungente sobre um caso de amor e a tristeza daí resultante. Para além da versão assombrosa de Miles Davis, tanto com Charlie Parker como com John Coltrane, é de ouvir o tratamento reverencial e soulful que Barry Harris, um dos intérpretes mais proeminentes da música de Monk, lhe oferece no álbum Chasin' the Bird, de 1996. Ou o sax alto, apaixonado e nervoso de Eric Dolphy no disco de George Russell, Ezz-Thetics de 1996. Entre as melhores vocalizações da musica, está a forma soulfully e acrobática da interpretação de Sarah Vaughan, a qualidade nebulosa de June Christy, ou o sentido básico, mas moderno, incutido por Jessica Williams, no álbum The Real Deal de 2004.

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