Edward Kennedy "Duke" Ellington (Washington D.C., 29 de abril de 1899 - New York, 24 de Maio de 1974), compositor, director e pianista. Foi um dos mais importantes e influentes compositores de jazz de toda a historia, juntamente com Louis Armstrong e Charlie Parker.
Filho de um mordomo da Casa Branca, desde muito cedo este ambiente confortável facilitou-lhe a aprendizagem de piano e muito jovem começou a escrever musica. Em 1917 deixou o instituto em que estudava, e começou a dedicar-se á musica por completo. Nesta altura o ragtime, um estilo essencialmente pianistico, dominava o panorama musical e foi nele que "Duke" começou a projectar-se.
A partir de 1919 começou a tocar com diversas bandas da zona de Washington, mas em Setembro de 1923 decidiu mudar-se para Nova Iorque com seu grupo "The Washingtonians.
Em pouco tempo converteram-se no grupo residente do clube The Hollywood Club de Times Square (mais tarde conhecido como The Kentucky Club ou também, The Club Kentucky). Em Novembro de 1924 realizam suas primeiras gravações e a fama do grupo foi crescendo, debaixo da batuta artística de Ellington.
Posteriormente, a sua passagem pelo The Cotton Club de Harlem, converteu Ellington num musico de grande renome em todos os Estados Unidos pela transmissão radiofónica de muitas das suas actuações. Durante esta etapa, em 1929, o quinteto actuou interpretando música de George Gershwin no musical da Broadway, Show Girl. Tambem actuam em varios filmes. E diversas turnés pelos Estados Unidos e pela Europa iram fazer aumentar a sua fama. Peças musicais da época, como "Mood Indigo" (1930), "It Don't Mean a Thing (If It Ain't Got That Swing)" (1931) ou "Sophisticated lady" (1933), disfrutam de um notável êxito, marcando o começo de uma época dourada para a big band e em especial para Ellington.
Paulatinamente vão-se incorporando novos membros, e o que era originalmente um quinteto em suas primeiras aparições no Cotton Club, chega a completar um total de doze musicos.
A partir da metade da década de 1940 produz-se uma viragem no sentido de suas composições, que passaram a ser mais formais e de maior alento tematico: "Black, Brown and Beige" (1944), "Frankie and Johnnie" (1945) ou "Deep South Suite" (1946). Os gostos do publico mudavam, seguindo a orientaçao consequente de toda a revoluçao Bop então em voga: formações com maior peso de um instrumento solista e menor numero de componentes. Mas Ellington permaneceu fiel á sua concepção de entender a musica dando abertura a músicos da craveira do saxofonista Johnny Hodges ou do trompetista Cootie Williams.
O Festival de Jazz de Newport de 1956 catapultou novamente os The Washingtonians, iniciando varias turnés pelo mundo que aumentaram a sua notória fama mundial. Em 1959, a composição das bandas sonoras das películas Anatomy of a murder, e, un ano depois, Paris Blues, foram parte importante da sua incursão no mundo da musica cinematográfica.
A década de 1960 despertou em Duke Ellington o interesse pela musica litúrgica. Compõe peças como "In the beginning of God", reproduzida publicamente pela primeira vez em 1965 na catedral de San Francisco, e permaneceu á frente de sua orquesta até morrer. Gravou ainda com uma extensa série de músicos mais jóvens e de reconhecido talento: John Coltrane, Max Roach ou Charlie Mingus.
No final de sua vida chegaram os maiores reconhecimentos pela sua carreira: os títulos de Doctor Honoris Causa pelas Universidades de Howard em 1963, e de Yale em 1967, além da Medalha Presidencial de Honra outorgada em 1969. Foi nomeado membro do Instituto Nacional de Artes e Letras dos Estados Unidos em 1970, e em 1971 passou a ser o primeiro músico de jazz membro da Real Academia de Música de Estocolmo.
Morreu em 24 de Maio de 1974, vítima de um cancro de pulmão. Seus restos mortais encontam-se no cemitério de Woodlawn Cemetery, em Nova York.
Em Fevereiro de 2009, a sua imagem converteu-se na primeira individual de um afroamericano que é cunhada nas moedas do seu país. Foi imortalizado junto a un piano na moeda de 25 centavos.
Sem comentários:
Enviar um comentário