sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

10 grandes pianistas do Jazz moderno.

Os criticos consideram que o Jazz se modernizou  a partir dos anos 40, com o advento do Bop. Realmente, a partir desta altura há uma consciencialização da parte dos músicos, e o jazz deixa de ser uma musica dançante e passa a ser uma forma de arte. E no que mais se diferencia o Bop do Swing é exactamente no uso do piano: uma maior acentuação da mão esquerda, acordes livres, e solos velozes pela mão direita, ao estilo dos trompetes. Como o post de 10 grandes pianistas do jazz classico, também este, será sempre uma lista pessoal, logo subjectiva. Sabendo que não será consensual, desde já me penitencio. E sabendo que outra lista, com outros "grandes", poderia ser feita: com Tommy Flannagan, John Lewis, Red Garland, Erroll Garner, Hank Jones, Sonny Clark, Bobby Timmons, Ray Charles e outros. Fica para uma sequela...


Earl Bud Powell (12 de setembro de 1924 - 31 de julho de 1966)Foi um dos mais influentes pianistas do jazz. Juntamente com Thelonious Monk, foi a peça chave na evolução do Bop. Dele se pode dizer que traduziu a energia e a técnica melódica de Charlie Parker para o piano. Influenciou Sonny Rollins ou Miles Davis.

Bill Evans(16 de agosto de 1929 - 15 de outubro de 1980)foi um dos mais famosos e influentes pianistas americanos do século e vencedor de vários Grammy Awards. Seu sentido harmónico e suas interpretações originais e muitas vezes surpreendentes de standards de jazz, tiveram um grande impacto sobre várias gerações de pianistas.Entre eles estavam, Herbie Hancock, Chick Corea, Keith Jarrett,ou guitarristas como Lenny Brea e Pat Metheny.

Thelonious Monk (10 de outubro de 1917 - 17 de fevereiro de 1982)Geralmente considerado um dos mais importantes músicos de Jazz de todos os tempos. Tinha um estilo único de improvisação e compôs grandes clássicos, tais como os standards Round Midnight ou Blue Monk.É muitas vezes considerado como o fundador do Bebop, embora o seu estilo de tocar tenha evoluído de forma diferente desta forma de jazz. Suas composições e improvisações são cheios de harmonia e delicadeza áspera, numa abordagem pouco ortodoxa a tocar piano, que combinava um ritmo explosivo espasmódico com pausas dramáticas.

Ahmad Jamal  (2 de julho de 1930) Ahmad Jamal foi uma das principais influências musicais de Miles Davis e está considerado como um dos mais relevantes pianistas da história do Jazz. Jamal é um pianista do cool e da tradição clássica jazzística
.

McCoy Tyner ( 11 de dezembro de 1938) é um pianista americano conhecido especialmente pelos seus trabalhos com o John Coltrane Quartet. Ao longo da sua carreira, tem tocado uma ampla variedade de estilos, embora sempre dentro da vanguarda jazzística: jazz progressivo, jazz modal, hard bop, etc; também se dedicou á musica afrocubana.

Wynton Kelly  Extraordinario acompanhante e distinto solista, Wynton Kelly foi um dos mais prolíficos músicos do seu tempo. O seu estilo impecável e elegante, criou escola entre muitos pianistas. É um dos músicos de Kind of Blue, que muitos consideram o melhor álbum da historia do jazz. 

Oscar Peterson (15 de agosto de 1925 - 23 dezembro de 2007) Pianista canadense e compositor, foi chamado o "marajá do teclado " por Duke Ellington. Lançou mais de 200 gravações, ganhou sete Grammy Awards, e recebeu inúmeros prémios e outras honrarias ao longo de sua carreira. É considerado como uma lenda do piano e teve uma carreira de mais de 60 anos.

Dave Brubeck (6 de dezembro de 1920), trata-se de um dos principais representantes do cool, e é um dos musicos de jazz mais populares. Liderou um dos melhores combos da historia, o Dave Brubeck Quartet, com Paul Desmond, que escreveu para a banda a composição Take Five. O estilo de Brubeck oscila entre o refinado e o exuberante, reflectindo influências da música clássica atrevendo-se com a improvisação.

Herbie Hancock (12 de Abril de 1940) é considerado um dos pianistas e compositores de jazz mais importantes e influentes. Trouxe para o jazz elementos da soul, do rock, do funk, e por ultimo até do hip-hop. Tocou sempre com os grandes nomes do jazz e fez parte do Miles Davis Quintet, dentro do qual redefiniu a secção rítmica. Apesar das suas experimentações a musica de Hancock, sempre se manteve melódica e acessível, alcançando alguns êxitos comerciais: Cantaloupe Island, Watermelon man, Chameleon ou Rock It.

Keith Jarrett (8 de maio de 1945) é um pianista e compositor que tanto toca jazz como  música clássica. Jarrett começou a tocar com Art Blackey, depois com Charles Lloyd e Miles Davis, e teve sempre grande sucesso como solista. Nas suas improvizações nota-se não só desenhos do jazz, mas tambem de outros géneros, especialmente  de musica clássica, do gospel, dos blues, e da musica folk.

3 comentários: