domingo, 29 de janeiro de 2012

10 grandes pianistas do jazz contemporâneo

Com toda uma historia do Jazz por trás, os pianistas contemporâneos inovam, aproveitando as raízes para criar as bases dos seus próprios estilos. Eis uma lista de alguns dos mais importantes pianistas que têm empurrado o Jazz em novas direcções.

Henry Butler, 21 de setembro de 1949,  New Orleans, que nasceu cego, é um pianista conhecido pela sua técnica, e pela sua habilidade em tocar vários estilos musicais. É referido por Dr. John como "o orgulho de New Orleans", e é o pianista mais representativo da sua geração.
Estudou piano jazz com Geoge Duke e Mabern Harold, e foi aluno do mestre de R&B, Professor Longahair. Gravou para a Impulse e para a Basin Street Records.
Fez a sua estreia nos palcos no inicio dos anos 80, tocando com os Messengers Art Blakey Jazz. Em 1986, Henry gravou o seu primeiro álbum como líder, com a participação do contrabaixista Charlie Haden.
Vive em New York desde a devastação de New Orleans pelo furacão Katrina.

  Armando "Chick" Corea, nascido em 12 de Junho de 1941), é um dos grandes músicos compositores do Jazz actual. Muitas das suas composições são consideradas standards do jazz.
Como membro da banda de Miles Davis nos anos 60, participou no movimento do jazz-fusion. Nos anos 70 formou os Return To Forever. Com Herbie Hancock, McCoy Tyner e Keith Jarrett, tem sido descrito como uma das maiores vozes do piano jazz da era pós-John Coltrane.
A sua vontade de actuar como um agente livre e, compulsivamente, explorar caminhos diferentes de fazer música, posicionou-o como uma das figuras mais influentes e amplamente estudadas nos últimos 40 anos. Corea tem continuado a perseguir outras colaborações e a explorar diferentes estilos musicais ao longo da década de 1980 e 1990.
 O seu álbum de 1968, "Now He Sings, Now He Sobs", foi induzido no Grammy Hall of Fame em 1999.

  Geri Allen nasceu em Pontiac no Michigan, em 12 de Junho de 1957. É uma pianista/compositora e professora americana.
 Allen tem trabalhado com muitos dos grandes da moderna musica jazz, como Ornette Coleman, Ron Carter, Ravi Coltrane, Tony Williams, Dave Holland, Jack DeJohnette, Betty Carter, e Charles Lloyd. Cita os seus pai como principais influências, e os seus principais mentores musicais, Marcus Belgrave, Donald Waldon, and Betty Carter, assim como os pianistas, Herbie Hancock, Mary Lou Williams, Hank Jones, Alice Coltrane, Cecil Taylor, Thelonious Monk, McCoy Tyner, Bud Powell e Billy Taylor.
Allen é Professora Assistente da cadeira de Jazz e Improvisação Contemporânea na School Of Music Theatre and Dance, na Universidade do Michigan.

Cyrus Chestnut nasceu em Baltimore, em 17 de janeiro de 1963. O seu pai era um pianista de gospel, e Cyrus começou a ter aulas de piano aos 5 anos.
Fez a sua primeira apresentação pública aos 7 e descobriu o jazz com a idade de 9 anos.
Cyrus foi estudar para a Berklee College of Music de Boston em 1981. Depois de terminar a escolaridade, começou a tocar com o vocalista John Hendicks, o que lhe permitiu, mais tarde, entrar para a banda do trompetista Wynton Marsalis e de Betty Carter.
Dos pianistas de jazz contemporâneo, Cyrus Chestnut, é o que tira o máximo proveito da tradição gospel. Muitas de suas gravações têm esse toque, embora também seja eximio no bop, em stride, e blues.  

Benny Green é um pianista nova-iorquino de hard bop, nascido em 4 de abril de 1963 que foi membro do Messengers Art Blakey Jazz. Tem sido comparado a Bud Powell no seu estilo, e o próprio conta que foi a sua principal influência.
Estudou piano clássico desde os sete anos de idade, e deve a seu pai, que era um saxofonista tenor, o grande interesse que desenvolveu, ainda criança, pelo Jazz.
 Benny Green foi "descoberto" por Faye Carroll, e mais tarde, ainda na sua adolescência, tocou num quinteto liderado por Eddie Henderson. Em abril de 1983 juntou-se à banda de Betty Carter, e a partir de 1991 formou o seu próprio trio.
Grava para a Blue Note Records, Telarc International Corporation, e para a holandesa Jazz Criss Cross . Atualmente reside em Berkeley, na Califórnia, onde pratica piano e compõe música para filmes.

  Marcus Roberts nasceu em 7 de agosto de 1963, em Jacksonville, na Florida, e ficou cego aos 5 anos de idade.
 A fama conquistou-a como pianista stride, empenhado em celebrar os padrões clássicos e as tradições do jazz. Roberts tambem se distingue pelos seus solos acompanhados por espontâneas linhas de baixo.
É famoso por interpretar Thelonious Monk, trazendo dissonâncias criativas para as composições de Monk. Marcus Roberts é um pianista de jazz contemporâneo que gosta do estilo tradicional. Nele não é dificil de reconhecer elementos polirrítmicos dos blues, do stride ou do ragtime.

  Diana Krall, é uma pianista e cantora canadense, nascida em 16 de novembro de 1964.
Conhecida pelos seus contraltos vocais, já vendeu mais de de 6 milhões de álbuns, só nos Estados Unidos, e mais de 15 milhões por todo o mundo. A Billboard Magazine, em 11 de dezembro de 2009, nomeou-a como a segunda melhor artista de jazz da década de 2000, estabelecendo-a como uma das artistas mais vendidas no seu tempo. Já ganhou três Grammy e oito prémios Juno.
Diana Krall é mais conhecida pelos seus dotes de cantora do que como pianista, mas é uma pianista de jazz contemporâneo que tem grande facilidade técnica nas teclas: toca swing e hard bop, com a mesma facilidade com que sola calmas linhas de bossa nova. A sua forma de tocar apresenta sempre uma sensação de melodiosa calma.
 

  Bill Charlap, é um pianista nova-iorquino nascido a 15 de outubro de 1966.
O seu pai era Moose Charlap, um compositor da Broadway mais conhecido por seu trabalho em Peter Pan.
Crescendo sempre rodeado de musica, desde cedo Bill começou a aprender os clássicos.
 Estudou música na SUNY Purchase, até sair em turné com o sax barítono Gerry Mulligan. Mais tarde, trabalharia com Sheila Jordan e Phil Woods.
Talvez por causa da sua educação na Broadway, a paixão de Bill sempre foi direccionada para os standards. É possuidor de uma facilidade técnica notável.
 Gravou para a Blue Note e para a Criss Cross.

 Como Henry Butler, Harry Connick, Jr. vem de New Orleans. O pai de Harry era o procurador distrital e a sua mãe era uma juiza. Aos 5 anos Harry tocou a "Star Spangled Banner" na cerimonia de posse do seu pai.
Teve aulas com Ellis Marsalis e James Booker. E chegou a tocar com o grande nome do ragtime, Eubie Blake. Harry gravou o seu primeiro disco aos 9 anos, mudou-se para Nova York aos 18 anos e assinou com a Columbia Records.
Aos 20 anos tem um show no mundialmente famoso, Oak Room, e as coisas naturalmente acontecem: canta na trilha sonora do filme When Harry Met Sally, e sua carreira descola. Desde então, já lançou vários álbuns de standards e de canções originais, actuou em vários filmes e séries de TV, e realizou turnés com a sua big band.
Harry Connick, Jr. tem um estilo embebido na tradição, mas apoiado em muita técnica. Pode-se ouvir a influência dos grandes nomes de New Orleans, mas a cantar lembra a forma mais descontraída de Frank Sinatra.
 

 Brad Mehldau nasceu em Jacksonville, na Flórida, em 23 de agosto de 1970. É um dos grandes nomes do Jazz actual.
Além de liderar o seu próprio grupo, o Brad Mehldau Trio, já tocou com muitos artistas de renome, incluindo Pat Metheny, Wayne Shorter, Harry Grenadier, Peter Bernstein, Jeff Ballard, Joshua Redman, Christian McBride, Michael Brecker, Chris Potter, Kurt Rosenwinkel, Brian Blade, Jimmy Cobb, com os vocalistas clássicos Renée Fleming e Anne Sofie von Otter, e singer-songwriters como Thile Chris e John Mayer.
Estudou o repertório clássico, e especialmente os compositores alemães. Conta que se sentiu inspirado a tocar jazz depois de ouvir o álbum de Keith Jarrett, The Koln Concert.
 Enquanto estudante, Brad ganhou o Berklee College of Music Award para músico mais versátil, o mais novo vencedor desse prêmio. Aos 18 anos Brad foi para Nova York para estudar na The New School, sob a tutela dos pianistas Fred Hersch, Mance Júnior e Werner Kenny.
A sua música foi destaque no filme de Stanley Kubrick, Eyes Wide Shut.

3 comentários:

  1. Parabéns pelo blog. Precisamos ampliar a cultura do jazz no Brasil. Jazz é bom gosto e sensibilidade.

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  2. Onde está o nome de Keith Jarrett ? rsrs

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